democracia e direitos humanos

Defendemos os direitos humanos e promovemos a construção do conhecimento coletivo e debatemos sobre as experiências das esquerdas do passado e do presente; seu papel e os desafios enfrentados pela ascensão dos direitos.

Promovemos articulações para abordar autoritarismo, militarização e criminalização, desapropriação, práticas discriminatórias e desigualdades sociais e econômicas. E apoiamos as alternativas e contra-estratégias que surgem dos movimentos sociais na região.

Dos territórios, apoiamos a resistência à repressão institucional e à criminalização de crianças e jovens; a defesa do direito à cidade e à moradia; e projetos de comunicação e treinamento popular que promovam ações de reflexão crítica e emancipatória.

Acreditamos que é essencial colocar em jogo as forças políticas, organizacionais e de interpelação do movimento feminista, o conhecimento dos territórios das organizações populares, o fluxo organizacional do sindicalismo e a experiência da luta das organizações históricas de direitos humanos que lutam e lutam por Democracia

 
  • ¿Qué importancia tiene la memoria colectiva frente a los empujes regresivos que están existiendo?...

  • ¿Cómo podemos construir un sistema de alimentación soberana y justa? ¿Cómo proteger el agua y la energía?, fueron algunas de las preguntas que intentamos responder en el inicio del ciclo de diálogo político “Democracia en tiempos de crisis. Soberanía en tiempos de oportunidad” del 21 al 24 de mayo en Montevideo....