sindicalismo e mundo do trabalho

De uma perspectiva de fortalecer a capacidade estratégica da classe trabalhadora, intervimos no mundo complexo e mutável do trabalho. Partimos do antagonismo de classe como articulador geral e reconhecemos as várias expressões organizacionais, razão pela qual nos vinculamos a sindicatos formais, sindicatos feministas, organizações da economia popular e trabalhadores desempregados, fábricas recuperadas e cooperativas, unidades e programas acadêmicos, ONGs e outros.

Apoiamos os esforços para caracterizar o mundo do trabalho atual; processos que aprofundam a democratização e participação política nas organizações sindicais e a defesa e expansão dos direitos coletivos da classe como um todo. Nosso foco é apoiar a formulação de propostas – de, para e para os trabalhadores – tanto no contexto do mundo do trabalho em si quanto na articulação transversal com o feminismo, transições socioecológicas, etc.

Incentivamos o debate sobre o papel e as estratégias do sindicalismo, a formulação de alternativas ao modelo de acumulação e sua articulação a caminhos justos de transição socioecológica. Também a defesa das estratégias de reprodução da classe trabalhadora, como sistemas de pensão e aposentadoria, salários pelo trabalho doméstico, etc.

 
 

Compartir

Articulos relacionados

Democracia

LAS CLOACAS DEL ESTADO DE DERECHO

Apuntes sobre continuidades y prórrogas de distintos subsistemas de vigilancia y castigo cuyas cañerías normativas conectan con la dictadura cívico militar (1973-1984)