Perseguidos por serem estrangeiros

Expulsões e detenções de migrantes durante a Era Vargas são tema de debate no Museu da Imigração de São Paulo, com apresentação de casos concretos e subsídios para o debate sobre direitos de migrantes ontem e hoje
Por Fundação Rosa Luxemburgo
2018-02-20 Perseguidos por serem estrangeiros
Espanhóis expulsos do Brasil e encaminhados para serem fuzilados em portos comandados por Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Judeus que, por sua atividade política, foram entregues para a Alemanha de Adolf Hitler. Portugueses, italianos, europeus do leste, a lista de estrangeiros perseguidos e expulsos durante o governo do presidente Getúlio Vargas entre 1930 e 1945 é longa e inclui pelo menos 671 casos, para falar só dos documentados.
Algumas das histórias estão reunidas em publicação organizada pela Fundação Rosa Luxemburgo e serão lembradas e apresentadas na tarde de 20 de fevereiro, uma terça-feira, em debate no Museu da Imigração de São Paulo. O estudo foi realizado por Juliana Sada, jornalista e mestra em Estudos Internacionais pela Universidade de Barcelona, e Rodrigo Valente, que é jornalista, mestre em Arqueologia Pré-Histórica pela Universidade Autônoma de Barcelona e professor de história.
O debate contará com a presença de Rodrigo Valente e também de duas pesquisadoras entrevistadas para a publicação, Ismara Izepe de Souza (Unifesp) e Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro (UFABC), ambas doutoras em História Social pela Universidade de São Paulo e estudiosas do tema. Além de relembrar casos, os três também discutirão o contexto das perseguições políticas e aspectos da legislação da época, com considerações e dados que subsidiam a reflexão sobre direitos de migrantes. O tema é bastante atual, considerando que, após a aprovação e regulamentação da nova Lei de Migração, existe amplo debate sobre aspectos técnicos para sua implementação efetiva.
 

Perseguidos por serem estrangeiros
Debate e apresentação da publicação «De volta para o passado?»
Com Ismara de Souza, Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro e Rodrigo Valente
Data: 20/02/2018, terça-feira
Horário: 14h30 às 17h
Local: Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Evento gratuito e aberto
Confirme sua presença aqui 

 

ponto17De volta para o passado?
Ponto de Debate n. 17, dezembro de 2017
20 paginas
Baixe a publicação sem custos (formato PDF)
Autora e autor: Juliana Sada e Rodrigo Valente
ISSN 2447-3553
Ponto de debate é uma publicação editada pela Fundação Rosa Luxemburgo como apoio de fundos do Ministério Federal para a Cooperação econômica da Alemanha (BMZ). Abre espaço para o debate de temas sob a diretriz Bem Viver no Brasil e no Cone Sul: Direitos humanos e da natureza na perspectiva de transformação, justiça social e justiça ambiental.

 
Acesse também as outras publicações da série Ponto de Debate.
Fotos da arte de divulgação: Arquivo do Estado